Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de junho de 2012

Convencimento ou um Papel a cumprir? - A Propaganda


Penso que a propaganda desempenha um papel na vida dos consumistas, mas, sinceramente, não sei até onde ela é tão determinante assim. Veja bem, sempre vi propagandas de diversos tipos de automóveis, mas quando ouço a respeito de adquirir um carro, sempre ouço comentários a respeito da "facilidade com que se consegue peças da Wolksvagen" ou "as vantagens financeiras do Fiat Uno".

Não que elas não tenham certa influência, elas têm, só que creio que é mais a de preencher um espaço e reafirmar lideranças, do que realmente convencer o expectador de algo. Hamburguerias daqui de Curitiba têm bastante clientes, mesmo com a propaganda incomparável de grandes marcas da fast-food, como o Burger King e o Mc Donalds. O público vai atrás do sabor e da experiência. A propaganda na televisão só reafirma que estão são marcas líderes no mundo.




Agora, como veículo de promoção, é bastante evidente a eficácia da propaganda. Quando se precisa fazer uma referência popular, procura-se algo que todos conheçam, logo, as referências mais propagandeadas são as escolhidas. Além das marcas, os governos aproveitam bastante o poder da propaganda e fazem de seus atos políticos um espetáculo aos olhos do povo. Serve pra que seus nomes sejam lembrados, quando por meios diversos conseguem suas reeleições e eleições.

Do mesmo jeito que acontece com os produtos, a propaganda política também não exerce a menor influência concreta na decisão dos cidadãos quanto à política. Os nomes já são conhecidos, sua influência já está determinada, o fluxo de votos já é estimado e pouco se consegue de imprevisível.
A coisa é feita por outras razões, de outra forma e com intenções muito pouco transparentes. A propaganda política ocupa o espaço que deve ocupar no espetáculo da falsa democracia, aquela que existe na televisão e da qual o povo fala nos bares e nas esquinas. Não é, nem de longe, aquilo que realmente acontece nos palácios e câmaras, nos refúgios onde a imunidade e as polícias garantem total sigilo.

Nenhum comentário: