Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

Carlos - o Homicida


Carlos tem uma loja, que é constantemente assaltada por jovens do bairro. Carlos chama a Polícia, mas não se faz muita coisa: o dinheiro é rapidamente dividido e os ratos se camuflam na paisagem. Carlos se cansa de trabalhar pra pagar dívidas e compra uma arma. Não somente uma arma, uma doze, uma arma que representa o tamanho da sua ira. No assalto do dia 12, Carlos usou sua arma contra três jovens, abrindo um buraco do tamanho de uma bola em um deles e pegando os outros dois na porta, com um único tiro pra ambos.

Carlos, o homicida.


A culpa é deste assassino, não? Deve ser preso e encarcerado, já que se trata de um criminoso, correto? Parcialmente. Carlos respondeu a um estado de negligência a que estava submetido diariamente. Seu crime é a intemperança. Então, a culpa é dos policiais, que não conseguiram dar assistência necessária? Não. Mesmo os corruptos têm sua culpa em conseqüência a uma estrutura a que estão condenados a servir. Seu crime é a  conivência. Claro, a culpa só pode ser dos criminosos, que começaram toda esta situação tensa entre Carlos e os policiais, certo? Não. Os bandidos são tão vítimas quanto os policiais, porque são sujeitos construídos pra tal. Ninguém vira bandido porque ama a carreira. O ser humano gosta de paz e privacidade, gosta de liberdade, de poder ir e vir e sentir prazer tranquilamente. Você acha que os caras escolhem viver sob a mira de uma arma, sabendo que vão morrer de uma hora pra outra, sem nunca poder curtir uma vida fora dos limites de sua fortaleza? Acorda.

Criminoso é quem faz o Carlos ter que sonegar imposto, porque não tem condições de manter a lojinha. Criminoso é quem coloca na televisão a vida linda e maravilhosa das posses, enquanto faz muitos carentes viverem a eterna escolha entre virar escravo pra subir um pouco de vida e viver dos restos dos ricos, ou abraçar a criminalidade e experimentar esses prazeres tão gostosos que nunca poderiam sem ter feito a escolha que fizeram. Criminoso é quem paga homens e mulheres pra se fardar e ir dar a própria vida numa guerra criada pra ocupar todo mundo, enquanto ele, o verdadeiro criminoso, está seguro, protegido e gozando a vida boa. A minha pergunta é,

Quem é o criminoso? 

Nenhum comentário: