Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Espiritualismo: a diferença according to me


Bom, como disse, esta viagem para a India veio mais como confirmaçao, do que qualquer outra coisa. Aqui, tenho encontrado respostas para perguntas antigas, para a qual outras nunca couberam. A espiritualidade existe, sim, isso ja me havia sido dito ainda criança atraves de inumeros casos, contados por pai, mae, tia, avo, tia-avo e por ai vai. Deus, criador do ceu e da terra, foi-me apresentado juntamente com um sequito de servos, seus anjos. Depois, veio o demonio, o diabo, expulso do ceu para habitar as profundezas. Mais ainda depois, veio Jesus Cristo e a ideia da salvaçao pelo filho. O que percebi, com o passar do tempo, foi que a religiao ocidental crista esta baseada numa richa, num combate entre Jesus e Lucifer. Isso, inclusive, esta ilustrado em filmes como "Constantine". Esta figura ilustra bem a coisa.


battle rages on

Sempre me pareceu absurdo que as coisas fossem simples assim. Alem disso, a questao Deus, Jesus, Diabo, sempre foi muito obscura. Jesus é Deus, o Diabo é sua criatura, também, mas ao mesmo tempo, nao, e as pessoas diziam que é assim mesmo, que nao se explica. Balela. O Espiritismo de Kardec, por sua vez, veio romper com a ideia catolica de que a vida se encerra com esta existencia e que depois apenas esperamos pelo juizo final. Nada disso jamais me convenceu, portanto, as palavras do espiritismo me seduziram por muito tempo, ate meu ingresso na Universidade. A partir dali, comecei a viver o ateismo proposto por uma serie de pensadores e poetas, inclusive, um ou outro que se converteu ao fim da vida, como foi o caso de Joao Cabral de Melo Neto, que morreu acreditando em Deus. Sentia natural aversao pelas praticas religiosas e a mensagem confusa que transmitiam, seu legado de corrupçao, violencia, violaçao. Eu nao podia fazer parte daquilo, no entanto, jamais seria possivel apagar em meu interior algo que apenas foi silenciado. Uma linda recordaçao que tenho, Monique Farjun, uma judia que foi colega em algumas materias, dizendo-me: "O que nos acontece de bom e de ruim vem de Deus, o diabo nao tem este poder que os cristaos dizem que tem".

 
Atman
Hoje, a ciencia afirma que as coisas sao formadas por um unico elemento. Os hindus e antigos povos ja dizem isso ha milenios. A noçao de espiritualidade de Kardec cai por terra em sua fenomenologia barata, seu maniqueismo redutor e praticas que pouco conduzem a uma libertaçao do homem de seus grilhoes.

Aqui, aos poucos, estudando aqueles que estudaram mestres sapientissimos, e que dominam o conhecimento da linguagem moderna, começo a descobrir a correspondencia (esta palavra é chave) entre as coisas que produzimos e nossa propria condiçao de "produto". Ainda estou no começo desta jornada, mas acredito que o tempo vai me revelar muito mais, se assim tiver de ser. Deixo voces com um ensinamento basico retirado das palavras do mestre de Arunachala, Sri Ramana Maharshi.


"Agua é agua, seja ela solida, liquida ou vapor. Agua nao deixa de ser agua, apenas muda de estado. Energia nao pode ser destruida jamais, apenas transformada"


Nenhum comentário: