Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bom e Mau, Bem e Mal... what what?

A cultura do nosso país divide as coisas em  bom e mau, bem e mal, com uma falta de tato. Explico-me:

Quero dizer, quando vejo o que as pessoas pensam a respeito do que seria bom e mau, vejo claramente que estao associando tais palavras a estados de prazer e dor. Isso nao
é muito inteligente, porque, muita vez, aquilo que é doloroso opera um benefício gigantesco. Quer um exemplo? Muito simples. Se nao fosse a dor, um tumor cresceria livremente em seu corpo e voce iria ficar sabendo apenas quando seu corpo estivesse arruinado. Inclusive, alguns tem o azar de viver esta realidade, por exemplo, aqueles que sao vitimas de aneurismas silenciosos, que findam a vida num unico golpe, sem chances de tratamento. Assim, da mesma forma, um leproso pode ter seus membros seriamente danificados sem perceber, por causa insensibilidade.

A dor ensina e nao pode ser vista como sinal daquilo que é mau. O açucar é extremamente prazeroso e, no entanto, pode lhe destruir em questao de anos, se a sua dieta for exclusivamente de açucares. Aquela sensaçao agradabilissima seria, em verdade, o demonio que findaria seus dias.

 
Da mesma forma, bem e mal estao centrados na ideia de sofrimento e jubilo. A morte, entao, seria o grande inimigo, porque separa pessoas e cria o sofrimento. Ja o bem seria a vida, acima de qualquer coisa, a vida, o ganho, o acumulo, a posse. Tal concepçao das coisas esta claramente construida no egoismo, no autocentrismo. Perder alguem faz parte da vida, adquirir uma doença, perder dinheiro, nada disso é sinal do mal ou da presença de um diabo ativo, como gostam de evocar as igrejas cristas, redutoras e simplorias.

Tudo cai facilmente por terra se fizermos uma alteraçao na perspectiva, na maioria dos casos relatados por desesperados ou afortunados homens de posse. Sobre quantos milionarios nao pesa a escravidao assalariada de centenas de operarios?

Portanto, antes de achar que existe um diabo dominando sua vida, antes de se entregar ao charlatanismo de lideres espirituais que nada acrescem ao seu aprendizado, retire-se na escuridao dos seus pensamentos e ou
ça seu coraçao. Dentro de voce existe um principio sempre ativo, que emana sua força de um lugar muito distante. A Verdade mora em voce, inevitavelmente.

Nenhum comentário: