Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

a Lei da Palmada: um Totalitarismo se encaminhando?

     As pessoas gostam da coisa pronta. Uma coisa só é uma coisa, se ela estiver devidamente caracterizada. Então, se você fala sobre características totalitaristas no Brasil, as pessoas já te apontam e dizem, "meu deus, como assim, olha esse cara". Ok, contenha o seu estrogênio excessivo e acompanhe o raciocínio.

     Está achando que o fenômeno Netinho de Paula é coisa pouca? Se liga, isso se trata de um planejamento bastante meticuloso. Olhemos para o Brasil. Politicamente, depois de tantos anos com vários partidos políticos, o que se percebe hoje, no quadro? PT não é apenas uma representação, mas um ídolo, uma referência a cada brasileiro. Junto a ele temos o PMDB, que é o concentrador dos investidores, dos políticos de carreira, daqueles que tem um poder realmente prático. O primeiro tem poderes práticos, claro, mas sua força simbólica é muito mais perceptível. Então, o que quero dizer é que o Brasil está quase que sob uma bandeira, hoje, a parceria entre o maior partido ideológico e o maior partido prático do país.

     O tal do poder simbólico, que falei acima, é alimentado diariamente pelas emissoras de Tv, mas principalmente pela Rede Globo, que tem os programas mais persuasivos, mais espaço e mais procura. São os irradiadores do trabalho realizado pelos marketeiros da política. Suas campanhas, imagens, música, o horário, a participação de atores ligados diretamente à emissora, os eventos e entrevistas tendenciosos, no sentido de que fazem as mesmas perguntas de sempre, criando aquele espaço familiar, deixando confortáveis os candidatos. E sim, mesmo quando os colocam em constrangimento, mesmo quando parecem apertar o cerco, por favor, pensem nas inúmeras perguntas que poderiam ser feitas a estes políticos e que são dispensadas para "no seu programa político, a senhora disse que vai...". O que quero dizer, é que acredito que temos uma grande rede de comunicação trabalhando pra sustentar ideologicamente os governos que chegam, com sua ajuda, ao poder. Não se precisa fiscalizar o trabalho, não se precisa correr atrás, porque as pessoas estão sedadas com esta propaganda política romântica, que presta culto à personalidades, maneira pela qual conseguem associar, então, a magia da telecomunicação e a propaganda política. A persuasão é tamanha, que as pessoas passam a vestir a camisa, transformando um simples CIDADÃO em herói contemporâneo: aquele que está afastado, cheio de privilégios, e gozando de um status muito maior que sua efetiva atuação.
    
     E agora, o Governo, em sua juris imprudência, quer nos dizer que uma palmada significa agressão, que não pode ser aplicada, sob pena de intervenção do Estado na esfera privada. Se isso não é TOTALITARISMO POLÍTICO, então QUE MERDA É ESSA?

Nenhum comentário: