Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Doce Ilusão


Bom, não é de hoje que a galera vem falando que o açúcar está no top 5 dos inimigos do povão, mas é com a leitura daquele livro do Doutor David Servan-Schreber, sobre o qual fiz um post recente, que eu tenho me aprofundado na malignidade da coisa. Por isso, vou colocar aqui alguns comentários e dicas pra substituir este vilão na sua alimentação, o que vai contribuir bastante pra uma saúde porradona. Claro que você pode ignorar tudo isso, mas os estudos e as estatísticas médicas falam há tempos a respeito dos níveis de insulina, os picos glicêmicos como uma grande rasteira na vida do indivíduo. Câncer e diabetes não te anima a desistir desse suicídio lento? Pois, simbora!

Um dos erros comuns de uma pá de gente é achar que açúcar refinado é açúcar branco. Pó pará, pó pará, meu amigo, porque refinamento é o processo que transforma a matéria-prima naquele açúcar que se adiciona às coisas: o mascavo, o branco, os xaropes de milho e cana de açúcar, o açúcar de beterraba. Pois é, tá transtornado? O mundo caiu? Você tava gastando uma grana no Mundo Verde, achando que tava o pimpão da saúde, e agora descobre que andava numa mesma merda, só que alternativa? Pois é, acontece, e isso é viver o capital e a falta de escrúpulos da Publicidade. Hakunah Matata.





O que o Doutor David, no seu livro, nos oferece como alternativa pra uma vida sem açúcares monstruosos é toda e qualquer substância que não dê aqueles picos de insulina. Outros açúcares. Quais seriam? Ele cita quatro:
- açúcar de coco
- xilitol
- mel de acácia
- xarope de agave

Segundo ele, estes açúcares não agridem muito seu corpo e não deixam sua vida tão amarga. Ui, que drama, né? Mas é para que se tenha uma vida mais funcional, sadia e longeva, com horizontes mais amplos que míseros sessenta anos. Você pode encontrá-los em casas especializadas, de produtos orgânicos, naturais, e claro, ainda são opções mais caras e não estão à disposição de todos, como quer o capitalismo burro e babaca que vivemos. Sabia que o homem passou do consumo de 5kg de açúcar por ano para, no século XX, 70kg do mesmo açúcar no mesmo tempo? Fruta que pariu.

 Se começarmos logo, e se educarmos nossas crianças, rapidamente eliminaremos os problemas que os maus hábitos nos impõem. Por exemplo, a revolução na conservação dos alimentos, o abandono dos nitratos e da salgadura, as temperaturas frias, ajudou a erradicar, praticamente, o câncer de estômago, em pacientes não fumantes, claro, desde 1960. O que isso quer dizer? Que fatores ambientais agem diretamente no desenvolvimento desta doença terrível.



O QUE SE COME É O SACRIFÍCIO OFERECIDO À VIDA QUE MORA INGÊNUA DENTRO DE VOCÊ

Nenhum comentário: